domingo, 17 de maio de 2009

Colocar o Windows como uma conta de utilizador Linux

A ideia é criar uma máquina virtual Windows com VirtualBox que arranque automaticamente quando se inicia uma determinada conta de utilizador Linux e que desligue o computador quando se dá a ordem de encerrar no Windows.
Surpreendentemente é mais fácil do que parece.
Há alguns problemas, nomeadamente quanto à utilização de pens USB pelo cliente Windows. É que as pens precisam de ser montadas manualmente na máquina virtual para ficarem acessíveis ao Windows.

1. Instalar o VirtualBox, versão 2.1 ou superior. O Ubuntu 9.04 já tem a versão 2.1.4 OSE, que é suficiente. Adicionando o repositório do VirtualBox é possível instalar uma versão mais actual, ou então fazer o download do ficheiro .deb do site do VirtualBox e instalar "à mão". Desde que seja versão 2.1 ou superior tanto faz, mas eu aconselho sempre a usar os repositórios.

2. Criar um utilizador no linux (pode chamar-se por exemplo 'Windows').

3. Usando o utilizador criado anteriormente criar a máquina virtual Windows (ou importar uma já feita) chamada, por exemplo, "WindowsXP".

4. Criar o ficheiro $HOME/xsession com o seguinte conteúdo:
VBoxManage startvm "WindowsXP"
/sbin/halt

5. Tem de se definir que o comando halt pode ser executado por outros utilizadores que não o root. Se o PC fosse um servidor isto seria uma séria falha de segurança, mas supondo que isto é um desktop "para brincar", não há problema. Executa-se o seguinte comando;
$sudo chmod +s /sbin/halt

6. Pronto!

Sem comentários:

Enviar um comentário