domingo, 29 de janeiro de 2012

Loopback RJ45

A utilização das máquinas virtuais traz enormes vantagens, principalmente para quem, como eu, gosta de experimentar sistemas operativos :)
Quando usamos um sistema operativo normal, desktop, não há problemas com as configurações de rede, basta por a máquina cliente com a interface de rede em NAT e temos internet instantânea (desde que o computador host esteja ligado à internet, claro).
Mas eu também gosto de fazer experiências com servidores, que implica que a máquina virtual fique disponível na rede para poder ser acedida a partir de outra, nomeadamente da máquina física. Aí levanta-se um problema: precisamos de um switch, mesmo que queiramos aceder a uma máquina virtual que está na nossa máquina física. Para evitar ter que ligar a um switch podemos usar uma ficha RJ45 ligada em loopbak, ou seja, em que as entradas estão diretamente ligadas às saídas.
Experimentei ligar apenas os pinos 1 com 3 (laranja/branco com verde/branco) e 2 com 6 (laranja com verde), mas não funcionou, tive também de ligar o 4 com 7 (azul com castanho/branco) e 5 com 8 (azul/branco com castanho).
E pronto, pude ligar imediatamente à máquina virtual ligada em bridge à placa de rede com fios.

Sem comentários:

Enviar um comentário