quinta-feira, 23 de agosto de 2012

rkhunter

Um caçador de rootkits para linux e BSD

Para instalar o rkhunter pode fazer-se o download a partir do site oficial e correr o script de instalação, mas como de costume prefiro os repositórios Debian:

apt-get install rkhunter

Ou para quem prefere otimizar o código (e tiver o apt-build instalado):

apt-build install rkhunter

Para correr manualmente, convém fazer uma atualização e só depois fazer a verificação:

rkhunter --update
rkhunter --check

Também podemos correr o comando:

rkhunter --propupd

Que cria uma base de dados com as propriedades dos ficheiros executáveis presentes no sistema. Das próximas vezes que o rkhunter for executado (SEM a opção --propupd) compara os ficheiros com a informação guardada e avisa se ocorreu alguma alteração. É claro que:

  1. É da responsabilidade do utilizador assegurar que todos os executáveis são legítimos quando se executa o --propupd;
  2. O rkhunter apenas avisa se ocorrer alguma alteração dos ficheiros, não tem forma de saber se essa alteração é fidedigna ou não (por exemplo, um apt-get upgrade altera as propriedades dos ficheiros).

O rkhunter costuma gerar alguns avisos 'falsos positivos', mas devem ser investigados, porque às vezes um verdadeiro positivo está escondido atrás de um falso.

A instalação do rkhunter cria os scripts /etc/cron.daily/rkhunter e /etc/cron.weekly/rkhunter que se encarregam de correr o rkhunter diariamente e de o atualizar semanalmente.
Os ficheiros /etc/default/rkhunter e /etc/rkhunter.conf têm as configurações a usar, mas as que estão pré-definidas são normalmente suficientes.

Referências

http://rkhunter.sourceforge.net/


Sem comentários:

Enviar um comentário