Mostrar mensagens com a etiqueta ispCP. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ispCP. Mostrar todas as mensagens

domingo, 13 de março de 2011

Painel de controlo para webserver

Acabo de experimentar alguns painéis de controlo para servidores web, OpenPanel, ispCP Omega, EHCP.
Para os experimentar instalei-os em máquinas virtuais do VirtualBox. Todos tiveram como base o Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx) Server.
Já há alguns anos que uso o (excelente) ISPConfig 2 e recentemente passei a usar o ISPConfig 3, mas queria dar uma vista de olhos em outras ofertas open source para webpanels.
ISPConfig 2
Já é antigo, mas continua bastante bom. Aproveitando a licença open source, as instalações que uso do ISPConfig 2 estão "personalizadas" e vão exactamente de encontro ao que precisava na altura em que os instalei. A navegação não é das mais fáceis, mas é bastante eficaz. A interface de administração vem com https de instalação.
ISPConfig 3
Mais moderno e melhor interface, mas o painel de administração não usa https, embora seja possível acrescentar.
OpenPanel
Muito bom aspecto, baseado na interface do MacOS e fácil de instalar e configurar. Foi o que se instalou mais rapidamente e ocupou menos espaço em disco, o que é sinal que não tem todas as funcionalidades dos outros...
É fácil e rápido para criar coisas como por exemplo redirects, mas faltam-lhe algumas características dos outros painéis.
ispCP Omega
Muito completo. É um fork do VHCS (do qual dizem muito bem, mas nunca experimentei). O desenvolvimento do VHCS tem estado parado.
A instalação foi demorada e (aparentemente) bastante completa.
A interface é agradável e fácil de utilizar (usável). Faz distinção entre administradores, revendedores e utilizadores (como o ISPConfig) e tem suporte para emissão de facturas e criação de templates de alojamento.
EHCP
A instalação foi demorada. A interface ainda não está completa... Tem muita potencialidade, mas ainda não está pronto para ser usado num ambiente mais exigente.
Conclusão
Quando se está com pressa e não se precisa de muita complexidade: OpenPanel
Para um serviço com aspecto mais profissional: ispCP Omega
Daqui por uns tempos voltar a visitar o EHCP
ISPConfig 3 continua a ser uma boa opção.