Acabo de experimentar alguns painéis de controlo para servidores web, OpenPanel, ispCP Omega, EHCP.
Para os experimentar instalei-os em máquinas virtuais do VirtualBox. Todos tiveram como base o Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx) Server.
Já há alguns anos que uso o (excelente) ISPConfig 2 e recentemente passei a usar o ISPConfig 3, mas queria dar uma vista de olhos em outras ofertas open source para webpanels.
ISPConfig 2
Já é antigo, mas continua bastante bom. Aproveitando a licença open source, as instalações que uso do ISPConfig 2 estão "personalizadas" e vão exactamente de encontro ao que precisava na altura em que os instalei. A navegação não é das mais fáceis, mas é bastante eficaz. A interface de administração vem com https de instalação.
ISPConfig 3
Mais moderno e melhor interface, mas o painel de administração não usa https, embora seja possível acrescentar.
OpenPanel
Muito bom aspecto, baseado na interface do MacOS e fácil de instalar e configurar. Foi o que se instalou mais rapidamente e ocupou menos espaço em disco, o que é sinal que não tem todas as funcionalidades dos outros...
É fácil e rápido para criar coisas como por exemplo redirects, mas faltam-lhe algumas características dos outros painéis.
ispCP Omega
Muito completo. É um fork do VHCS (do qual dizem muito bem, mas nunca experimentei). O desenvolvimento do VHCS tem estado parado.
A instalação foi demorada e (aparentemente) bastante completa.
A interface é agradável e fácil de utilizar (usável). Faz distinção entre administradores, revendedores e utilizadores (como o ISPConfig) e tem suporte para emissão de facturas e criação de templates de alojamento.
EHCP
A instalação foi demorada. A interface ainda não está completa... Tem muita potencialidade, mas ainda não está pronto para ser usado num ambiente mais exigente.
Conclusão
Quando se está com pressa e não se precisa de muita complexidade: OpenPanel
Para um serviço com aspecto mais profissional: ispCP Omega
Daqui por uns tempos voltar a visitar o EHCP
ISPConfig 3 continua a ser uma boa opção.
Sempre tive desde pequenino o sonho de não ter um blogue. Espero que este blogue me ajude a alcançar esse sonho.
Mostrar mensagens com a etiqueta server. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta server. Mostrar todas as mensagens
domingo, 13 de março de 2011
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Servidor virtual com Ubuntu e VirtualBox
O objectivo é criar um servidor simples, com interface gráfica, de máquinas virtuais usando Ubuntu server como host e VirtualBox (OSE) como sistema de virtualização, criando um sistema 100% Open Source, em pouco mais de meia hora.
1. Instalar o Ubuntu Server (9.04 ou superior) não escolhendo nenhum papel
2. Fazer o:
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
3. Instalar uns pacotes jeitosos:
3.1. O mínimo indispensável (~440 MiB):
sudo apt-get install virtualbox xorg lxde
3.2. Algumas ferramentas úteis, mas não directamente essenciais:
sudo apt-get install openssh-server rsync rssh rdesktop powertop htop iftop nload nmap zip unzip bzip2
3.3. Algumas ferramentas de segurança (precisam de configuração extra individual):
sudo apt-get install fail2ban molly-guard logwatch rkhunter
4. Caso haja uma UPS (o que é uma boa ideia) será conveniente instalar um gestor da UPS, por exmplo o nut, mas é necessário configurar para poder funcionar.
1. Instalar o Ubuntu Server (9.04 ou superior) não escolhendo nenhum papel
2. Fazer o:
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
3. Instalar uns pacotes jeitosos:
3.1. O mínimo indispensável (~440 MiB):
sudo apt-get install virtualbox xorg lxde
3.2. Algumas ferramentas úteis, mas não directamente essenciais:
sudo apt-get install openssh-server rsync rssh rdesktop powertop htop iftop nload nmap zip unzip bzip2
3.3. Algumas ferramentas de segurança (precisam de configuração extra individual):
sudo apt-get install fail2ban molly-guard logwatch rkhunter
4. Caso haja uma UPS (o que é uma boa ideia) será conveniente instalar um gestor da UPS, por exmplo o nut, mas é necessário configurar para poder funcionar.
Etiquetas:
informática,
server,
ubuntu,
virtual,
virtualbox
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Ubuntu seedbox + eDonkey
O projecto é pegar num PC mais ou menos velhote e transformá-lo numa máquina de armazenamento e partilha de ficheiros multimédia através de redes peer2peer bittorrent e edonkey. Tudo, é claro, usando Ubuntu.
1. Instalar Ubuntu server
Criar uma partição espaçosa e monta-la em /media/disk1
Escolher um entre Transmission (gráfico) e rtorrent (consola).
3A. Transmission
rpc-whitelist deve ter o ip que pode aceder à interface web, ou a rede, por exemplo 192.168.1.*
rpc-password definir a password
1. Instalar Ubuntu server
Criar uma partição espaçosa e monta-la em /media/disk1
- sudo apt-get install openssh-server htop powertop molly-guard nload fail2ban logwatch rkhunter zip
Escolher um entre Transmission (gráfico) e rtorrent (consola).
3A. Transmission
- sudo apt-get install transmission-daemon
- sudo /etc/init.d/transmission-daemon stop
- sudo nano /etc/transmission-daemon/settings.json
rpc-whitelist deve ter o ip que pode aceder à interface web, ou a rede, por exemplo 192.168.1.*
rpc-password definir a password
- sudo mkdir /media/media/torrents
- sudo chown debian-transmission:debian-transmission /media/disk1/torrents
- sudo /etc/init.d/transmission-daemon start
Acessível em localhost:9091
:4080
Executar:
O swat precisa de ser executado como root, por isso precisamos de dar uma password ao root
:901
Primeiro criar utilizadores e depois shares
6. Subsonic
Fazer o download do subsonic, suponhamos que fica no ficheiro subsonic-4.5.deb.
Instalar o java e o subsonic:
sudo apt-get install openjdk-6-jre
sudo dpkg -i subsonic-4.5.deb
Fica acessível em < endereço_do_servidor >:4040
3B. rTorrent + rtGui
Como o rtorrent é um cliente de consola que ocupa o ecrã, é preciso executá-lo dentro do screen (ou equivalente) para que funcione como um daemon. o rtGui é uma interface web para controlar o rtorrent.
Referências:
http://www.bytetouch.com/blog/linux/how-to-rtorrent-with-screen-on-debian/
http://code.google.com/p/rtgui/wiki/ubuntu_rtgui
http://forums.rutorrent.org/index.php?topic=95.0
http://www.bytetouch.com/blog/linux/how-to-rtorrent-with-screen-on-debian/
http://code.google.com/p/rtgui/wiki/ubuntu_rtgui
http://forums.rutorrent.org/index.php?topic=95.0
- sudo apt-get install rtorrent screen psmisc
- sudo useradd rtorrent
- sudo passwd rtorrent
- sudo mkdir /etc/rtorrent
- sudo chown rtorrent:rtorrent /etc/rtorrent
- sudo usermod --home /etc/rtorrent rtorrent
- sudo mkdir /media/disk1/torrents
- sudo chown rtorrent:rtorrent /media/disk1/torrents
- sudo nano /etc/init.d/rtorrentd
Colocar o seguinte conteúdo:
- #! /bin/sh
- # rTorrent init script
- #
- case "$1" in
- start)
- echo "Starting rtorrent..."
- su rtorrent -c 'screen -dmS rtorrent rtorrent'
- ;;
- stop)
- echo "Stopping rtorrent..."
- killall -s 2 rtorrent
- ;;
- *)
- echo "Usage: $0 {start|stop}"
- exit 1
- ;;
- esac
- exit 0
Mudar as permissões e instalar como daemon:
- sudo chmod 755 /etc/init.d/rtorrentd
- sudo update-rc.d rtorrentd defaults
- sudo /etc/init.d/rtorrentd start
Ffazer login como utilizador rtorrent e executar
- cp /usr/share/doc/rtorrent/examples/rtorrent.rc ~/.rtorrent.rc
- mkdir -p /media/disk1/torrents/watch/
- mkdir -p /media/disk1/torrents/download/
- mkdir -p /media/disk1/torrents/session/
- mkdir -p /media/disk1/torrents/complete/
- chown -R rtorrent:rtorrent /media/disk1/torrents/
- chmod -R 775 /media/disk1/torrents/
- nano ~/.rtorrent.rc
Editar o ficheiro para apresentar o seguinte conteúdo (os valores apresentados são de exemplo, prestar atenção aos comentários):
- directory = /media/disk1/torrents/download/
- session = /media/disk1/torrents/session/
- schedule = watch_directory,5,5,load_start=/media/disk1/torrents/watch/*.torrent
- schedule = untied_directory,5,5,remove_untied=
- on_finished = move_complete,"execute=mv,-u,$d.get_base_path=,/media/disk1/torrents/complete/ ;d.set_directory=/media/disk1/torrents/complete/"
- port_range = 49200-49200
- # Stop torrents when reaching upload ratio in percent,
- # when also reaching total upload in bytes, or when
- # reaching final upload ratio in percent.
- # example: stop at ratio 2.0 with at least 200 MB uploaded, or else ratio 20.0
- schedule = ratio,60,60,stop_on_ratio=200,200M,2000
- #Limit upload/download rate, so torrents won’t kill your internet connection
- #Values are in KiB.
- upload_rate = 200
- download_rate = 1000
- #For better performance, you can limit number of peers:
- max_peers = 50
- max_peers_seed = 20
- #To change umask (file mode creation mask) for rtorrent process, change this parameter:
- umask = 0002
- scgi_port = 127.0.0.1:5000
Regressar ao utilizador administrador e executar:
4. MLDonkey- sudo /etc/init.d/rtorrentd stop
- sudo /etc/init.d/rtorrentd start
- sudo apt-get install rtgui
Editar a configuração do Apache:
- sudo gedit /etc/apache2/sites-enabled/000-default
Adicionar as duas linhas seguintes antes do último "< /Virtualhost >"
- LoadModule scgi_module /usr/lib/apache2/modules/mod_scgi.so
- SCGIMount /RPC2 127.0.0.1:5000
Editar a configuração do rtgui:
Editar as seguintes definições:
Reiniciar o Apache.
- sudo gedit /var/www/rtgui/config.php
Editar as seguintes definições:
- $watchdir="/media/disk1/torrents/watch";
- $downloaddir="/media/disk1/torrents/download";
Reiniciar o Apache.
- sudo apache2ctl restart
Fica disponível em < endereço_do_servidor >/rtgui
- sudo apt-get install mldonkey-server
- sudo /etc/init.d/mldonkey-server stop
- sudo nano /var/lib/mldonkey/downloads.ini
- sudo /etc/init.d/mldonkey-server start
- sudo apt-get install swat xinetd
- sudo nano /etc/xinetd.d/swat
- # default: off
- # description: SWAT is the Samba Web Admin Tool. Use swat \
- # to configure your Samba server. To use SWAT, \
- # connect to port 901 with your favorite web browser.
- service swat
- {
- port = 901
- socket_type = stream
- wait = no
- # Use only_from if you want to restrict access
- # only_from = localhost
- user = root
- server = /usr/sbin/swat
- log_on_failure += USERID
- disable = no
- }
Executar:
- sudo /etc/init.d/xinetd restart
O swat precisa de ser executado como root, por isso precisamos de dar uma password ao root
- sudo passwd root
Primeiro criar utilizadores e depois shares
6. Subsonic
Fazer o download do subsonic, suponhamos que fica no ficheiro subsonic-4.5.deb.
Instalar o java e o subsonic:
sudo apt-get install openjdk-6-jre
sudo dpkg -i subsonic-4.5.deb
Fica acessível em < endereço_do_servidor >:4040
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Win 2003 Server
Terminal Server
- mais 4 a 10 MiB extra por cada cliente
- remote desktop admin - até 3 clientes, não precisa de licença
- Terminal Application Server - precisa de uma Terminal Server License, que se activa no Windows Components Wizard
- liga-se em Propriedades do Sistema»Remote»Allow users to connect remotly to this computer
- Tem por defeito 5 licenças (utilizadores ou dispositivos)
- Podem ser compradas até 75 licenças
- Não pode ser usado como terminal server
Subscrever:
Mensagens (Atom)