O objectivo é colocar o Windows 7 a correr decentemente como máquina virtual no VirtualBox, que por sua vez está a correr em Ubuntu, claro (9.04 - Jaunty Jackalope).
1. Criar uma máquina virtual para o Windows 7
Usei estas definições:
Disco: 20 GB
Unidade óptica: Drive DVD física com passthrough (instalação através de CD físico)
Memória do sistema: 512 MiB
Memória da placa gráfica: 16 MiB
ACPI: ligado
IO APIC: desligado
AMD-V/VT-x: ligado
Nested paging: ligado
PAE: desligado
3D: ligado
Audio: ligado (ICH-7)
Rede: Intel Pro1000/MT Desktop
2. Instalar o Windows 7 a partir de CD/DVD
Criar um uitlizador. A máquina (virtual) é reiniciada várias vezes durante a instalação.
3. Instalar as adições de convidado
Seleccionar a opção de instalar as adições de convidado. O VirtualBox faz o download do ISO com as adições se não estiver presente no sistema. É necessário reiniciar para tornar as adições activas.
4. Instalar o WineD3D
O WineD3D permite a utilização de aceleração 3D por hardware dentro do Windows. Para isso é necessário substituir alguns ficheiros de sistema (d3d8.dll e d3d9.dll, pelo menos) pelo que primeiro é necessário desprotegê-los.
4.1. Instalar um "hack" que permite tomar propriedade dos ficheiros
Usar o ficheiro em http://www.bioteck.net/2009/04/27/how-to-take-ownership-of-files-in-vista/ para instalar o hack do registry, que adiciona uma entrada "Take ownership" ao menu de contexto dos ficheiros.
Depois de instalado o hack, tomar propriedade dos ficheiros d3d8.dll e d3d9.dll (e caso se queira do d3d7.dll e d3d10.dll) na pasta c:\windows\system32.
4.2. Reiniciar em modo de segurança
Executar o msconfig e ligar a opção "safemode" na tabulação de "Arranque". Reiniciar a máquina quando for pedido. O reinício deve demorar algum tempo, por causa da emulação do modo texto ser bastante lenta.
4.3. Instalar o WineD3D
No menu Dispositivos escolher a opção de instalar o WineD3D. Se não estiver presente no sistema, o VirtualBox faz o download do ISO com o programa e monta-o como um CD na máquina virtual. O programa substitui os ficheiros originais, mas cria uma cópia de segurança (na própria pasta c:\windows\system32)
P.S.: Não funcionou. Ao iniciar uma aplicação que necessite de 3D (o Solitário, por exemplo), uma zona do ecrã fica corrompida e não aparece nenhuma janela nova.
Sempre tive desde pequenino o sonho de não ter um blogue. Espero que este blogue me ajude a alcançar esse sonho.
Mostrar mensagens com a etiqueta virtual. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta virtual. Mostrar todas as mensagens
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Windows 7 como cliente do Virtualbox
Etiquetas:
informática,
linux,
ubuntu,
virtual,
virtualbox,
windows
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Servidor virtual com Ubuntu e VirtualBox
O objectivo é criar um servidor simples, com interface gráfica, de máquinas virtuais usando Ubuntu server como host e VirtualBox (OSE) como sistema de virtualização, criando um sistema 100% Open Source, em pouco mais de meia hora.
1. Instalar o Ubuntu Server (9.04 ou superior) não escolhendo nenhum papel
2. Fazer o:
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
3. Instalar uns pacotes jeitosos:
3.1. O mínimo indispensável (~440 MiB):
sudo apt-get install virtualbox xorg lxde
3.2. Algumas ferramentas úteis, mas não directamente essenciais:
sudo apt-get install openssh-server rsync rssh rdesktop powertop htop iftop nload nmap zip unzip bzip2
3.3. Algumas ferramentas de segurança (precisam de configuração extra individual):
sudo apt-get install fail2ban molly-guard logwatch rkhunter
4. Caso haja uma UPS (o que é uma boa ideia) será conveniente instalar um gestor da UPS, por exmplo o nut, mas é necessário configurar para poder funcionar.
1. Instalar o Ubuntu Server (9.04 ou superior) não escolhendo nenhum papel
2. Fazer o:
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
3. Instalar uns pacotes jeitosos:
3.1. O mínimo indispensável (~440 MiB):
sudo apt-get install virtualbox xorg lxde
3.2. Algumas ferramentas úteis, mas não directamente essenciais:
sudo apt-get install openssh-server rsync rssh rdesktop powertop htop iftop nload nmap zip unzip bzip2
3.3. Algumas ferramentas de segurança (precisam de configuração extra individual):
sudo apt-get install fail2ban molly-guard logwatch rkhunter
4. Caso haja uma UPS (o que é uma boa ideia) será conveniente instalar um gestor da UPS, por exmplo o nut, mas é necessário configurar para poder funcionar.
Etiquetas:
informática,
server,
ubuntu,
virtual,
virtualbox
quarta-feira, 15 de julho de 2009
OpenVZ no Ubuntu
Instalar um kernel com openvz.
Configurar a rede
Ligar o IP forwarding, editando o ficheiro /etc/sysctl.conf. Deve conter as seguintes linhas:
net.ipv4.ip_forward=1
net.ipv4.conf.all.forwarding=1
Para activar:
sysctl -p
E configurar o iptables:
iptables -t nat -A POSTROUTING -s -o eth0 -j SNAT --to
Adicionar uma bridge no ficheiro /etc/network/interfaces
...
# bridge
brctl addbr br0
auto br0
iface br0 inet dhcp
bridge_ports eth0
Criar uma máquina com OpenVZ
Os templates das máquinas virtuais devem estar em /var/lib/vz/template/cache
vzctl create --ostemplate --config vps.basic
vzctl set --netif_add eth0 --nameserver --hostname --save
vzctl set --ipadd --save
vzctl exec passwd
vzctl set --netif eth0 --gateway --save
vzctl start
Dentro da VE (máquina virtua) fazer:
/etc/init.d/portmap start
Há uma incompatibilidade do kernel openvz com NFS.
Configurar a rede
Ligar o IP forwarding, editando o ficheiro /etc/sysctl.conf. Deve conter as seguintes linhas:
net.ipv4.ip_forward=1
net.ipv4.conf.all.forwarding=1
Para activar:
sysctl -p
E configurar o iptables:
iptables -t nat -A POSTROUTING -s
Adicionar uma bridge no ficheiro /etc/network/interfaces
...
# bridge
brctl addbr br0
auto br0
iface br0 inet dhcp
bridge_ports eth0
Criar uma máquina com OpenVZ
Os templates das máquinas virtuais devem estar em /var/lib/vz/template/cache
vzctl create
vzctl set
vzctl set
vzctl exec
vzctl set
vzctl start
Dentro da VE (máquina virtua) fazer:
/etc/init.d/portmap start
Há uma incompatibilidade do kernel openvz com NFS.
Etiquetas:
informática,
linux,
openvz,
ubuntu,
virtual
domingo, 17 de maio de 2009
Colocar o Windows como uma conta de utilizador Linux
A ideia é criar uma máquina virtual Windows com VirtualBox que arranque automaticamente quando se inicia uma determinada conta de utilizador Linux e que desligue o computador quando se dá a ordem de encerrar no Windows.
Surpreendentemente é mais fácil do que parece.
Há alguns problemas, nomeadamente quanto à utilização de pens USB pelo cliente Windows. É que as pens precisam de ser montadas manualmente na máquina virtual para ficarem acessíveis ao Windows.
1. Instalar o VirtualBox, versão 2.1 ou superior. O Ubuntu 9.04 já tem a versão 2.1.4 OSE, que é suficiente. Adicionando o repositório do VirtualBox é possível instalar uma versão mais actual, ou então fazer o download do ficheiro .deb do site do VirtualBox e instalar "à mão". Desde que seja versão 2.1 ou superior tanto faz, mas eu aconselho sempre a usar os repositórios.
2. Criar um utilizador no linux (pode chamar-se por exemplo 'Windows').
3. Usando o utilizador criado anteriormente criar a máquina virtual Windows (ou importar uma já feita) chamada, por exemplo, "WindowsXP".
4. Criar o ficheiro $HOME/xsession com o seguinte conteúdo:
5. Tem de se definir que o comando halt pode ser executado por outros utilizadores que não o root. Se o PC fosse um servidor isto seria uma séria falha de segurança, mas supondo que isto é um desktop "para brincar", não há problema. Executa-se o seguinte comando;
6. Pronto!
Surpreendentemente é mais fácil do que parece.
Há alguns problemas, nomeadamente quanto à utilização de pens USB pelo cliente Windows. É que as pens precisam de ser montadas manualmente na máquina virtual para ficarem acessíveis ao Windows.
1. Instalar o VirtualBox, versão 2.1 ou superior. O Ubuntu 9.04 já tem a versão 2.1.4 OSE, que é suficiente. Adicionando o repositório do VirtualBox é possível instalar uma versão mais actual, ou então fazer o download do ficheiro .deb do site do VirtualBox e instalar "à mão". Desde que seja versão 2.1 ou superior tanto faz, mas eu aconselho sempre a usar os repositórios.
2. Criar um utilizador no linux (pode chamar-se por exemplo 'Windows').
3. Usando o utilizador criado anteriormente criar a máquina virtual Windows (ou importar uma já feita) chamada, por exemplo, "WindowsXP".
4. Criar o ficheiro $HOME/xsession com o seguinte conteúdo:
VBoxManage startvm "WindowsXP"
/sbin/halt
5. Tem de se definir que o comando halt pode ser executado por outros utilizadores que não o root. Se o PC fosse um servidor isto seria uma séria falha de segurança, mas supondo que isto é um desktop "para brincar", não há problema. Executa-se o seguinte comando;
$sudo chmod +s /sbin/halt
6. Pronto!
Etiquetas:
informática,
linux,
virtual,
virtualbox,
windows
Subscrever:
Mensagens (Atom)