Programar para Android - 00
Instalar o ambiente.
A melhor forma de programa para Android é usar um ambiente com Eclipse+JDK+Android SDK+ADT. É possível criá-lo tanto em Windows como em Linux ou Mac.
1. Fazer o download do eclipse
O Eclipse (http://www.eclipse.org/) é um ambiente de desenvolvimento para Java/C/C++/PHP/Whatever. Tem umas mil versões diferentes, a que interessa para este caso é a Classic. As outras versões também servem, mas iriam trazer módulos desnecessários (http://www.eclipse.org/downloads/).
Depois de fazer o download da versão certa para o sistema operativo certo, basta descomprimir o ficheiro. Não é necessário fazer a instalação, o Eclipse corre a partir da diretoria onde for descomprimido. Provavelmente será conveniente criar um atalho no Desktop para iniciar o Eclipse.
2. Instalar o JDK
O Java Development Kit (JDK) pode ser obtido em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html. Fazer o download da versão pretendida para o sistema operativo. O Java Runtime Environmet (JRE) não é suficiente, é mesmo necessário o JDK.
No Ubuntu basta fazer algo tipo sudo apt-get install sun-java6-jdk, ou algo semelhante.
3. Obter o Android SDK
O Android Software Development Kit pode ser obtido em http://developer.android.com/sdk/index.html.
A versão Windows tem um instalador, mas basta descomprimir o ficheiro com o SDK. Lembrar onde estão os ficheiros descomprimidos, vão ser precisos mais tarde.
4. Obter o ADT
O Android Development Tools (ADT) é um plugin para Eclipse que permite utilizar o SDK de forma mais fácil. Não é obrigatória a sua instalação, mas é altamente recomendado.
A instalação faz-se no próprio Eclipse, em Help » Install new software...
Clicar em Add... e introduzir o endereço:
https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/
Após alguns segundos aparece uma lista de pacotes. Selecionar todos os pacotes (basta selecionar o Developer Tools e são todos automaticamente selecionados), clicar em Next e novamente em Next. Aceitar as licenças e Finish. O Eclipse vai fazer o download e instalar os componentes. Pode aparecer um aviso sobre conteúdo não assinado. No final é preciso reiniciar o Eclipse. Ao reiniciar o Eclipse vai pedir a localização do SDK que descomprimimos no ponto anterior. Após isso o Eclipse faz mais alguns downloads. É preciso aceitar mais algumas licenças de utilização e fazer mais alguns downloads.
5. Configurando
Para instalar outras versões da API do Android, documentação, exemplos, etc, ir a Window » Android SDK Manager.
Aconselha-se a instalação de pelo menos o SDK da versão 2.1, pois a maior parte dos dispositivos no mercado são compatíveis com essa versão.
Para correr um programa feito no Eclipse numa máquina virtual Android é preciso primeiro criar uma máquina Android com o Android Virtual Device Manager (AVD). Ao criar uma máquina virtual especificamos as suas características (ecrã, disco SD, GPS, ...). Para isso ir a Window » AVD Manager. O AVD Manager também permite lançar o emulador. O boot da máquina virtual demora bastante tempo, por isso convém não a desligar (shutdown) depois de arrancar.
6. Fim
E pronto, só falta mesmo aprender a programar para Android.
Sem comentários:
Enviar um comentário